quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ATA DA 19ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO CONSULTIVO DO MONUMENTO NATURAL (MONA) ESTADUAL DA PEDRA DO BAÚ

ATA DA 19ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO
CONSELHO CONSULTIVO DO MONUMENTO NATURAL (MONA)
ESTADUAL DA PEDRA DO BAÚ

Aos vinte e nove dias do mês de Maio de 2015, às 09h, reuniram-se no Auditório da Prefeitura de São Bento do Sapucaí, os membros do Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú (MONA Pedra do Baú), conforme lista de presença que segue anexo. Marília Ribeiro iniciou a reunião falando sobre a aprovação da ata da última reunião. Todos estavam de acordo, então a Ata foi aprovada por unanimidade. Ela também falou sobre a aprovação do projeto de Hight line do Carlos Eduardo. Ela relembrou o histórico e disse que ele não retornou com as complementações solicitadas pelo Conselho, para que o mesmo possa avaliar. Marília também informou sobre o serviço de tranfer. Disse que a Prefeitura irá elaborar o edital e que passará o mesmo ao Conselho para aprovação. O objetivo é de que esse serviço ajude a minimizar os transtornos que existem, devido as inúmeras pessoas que sobem de carro, devido a alguma necessidade especial. Marília comentou sobre o TdR que foi enviado ao Conselho para avaliação e ponderou sobre os pontos questionados via e-mail. Ela explicou que a lanchonete ainda será algo provisório, devido a má conservação das casas da antiga Fundação Pedra do Baú. Ela explicou que as mesmas precisam ser reformadas, a fim de se adequarem as normas da vigilância sanitária, e explicou que isso levará tempo. Ítalo e Mônica disseram que o Mona está evoluindo e que ele merece uma lanchonete e banheiros a altura, de alvenaria e com uma boa estrutura. Marília explicou sobre a morosidade do processo para reformas, pois a proposta é de que o setor de engenharia da Prefeitura faça o levantamento, posteriormente seja feita uma licitação para a compra dos materiais necessários para a reforma e que a reforma em si seja realizada pela mão de obra da Prefeitura. Dessa forma, os recursos do Fundo custeariam o material e a Prefeitura entraria com a mão de obra. Renato falou que os TdRs da Fundação poderiam ser usados como base. Marília informou que a Camila, do Parque de Campos, passou a cópia para ela.
Italo levantou a necessidade de fazer a nova eleição dos membros do Conselho. Marília sugeriu que seja montado um GP para tal assunto. Renato disse que participaria e solicitou que outros membros se posicionassem. O GP ficou representado por Renato, Oscar, Italo e Marília. O grupo irá apresentar na próxima reunião uma sugestão referente ao rema, ao Conselho.
Marília perguntou a Italo se ele achava possível começarmos a pensar em uma parceria entre o público e o privado, com apoio dos moradores, principalmente para a segurança do local. Italo disse que acha possível, mas que é preciso conversar com os demais moradores da área do Mona.
Fabrício, da empresa Baú Eco Turismo, contratada para prestar o serviço de monitoria do Mona, reforçou sobre a necessidade de um serviço de transporte, e disse que com essa implantação os problemas com turistas irão acabar, até porque, muitas pessoas não estão fisicamente preparadas e nem ao menos vestidas adequadamente para caminhar. Também levantou a questão da manutenção das vias ferratas, as quais estão parcialmente gastas e que a manutenção das mesmas é de extrema importância. Humberto, representante da OBB completou falando sobre a manutenção no Pico Paraná, e sobre os novos materiais de aço inox e furadeiras. Também ficou combinado dele enviar os contatos dos fornecedores de tais materiais, para que os gestores possam ver valores e local de venda.
A reunião chegou ao fim e ficou confirmada a data da próxima reunião ordinária, para o dia 31 de julho de 2015, às 9//;30, no auditório da Prefeitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário